domingo, junho 22, 2008

O Banqueiro dos Pobres

...outro dia ainda comprei um livro. de Muhammad Yunus, este ai da foto, prêmio Nobel da Paz, por ter criado um banco de microcréditos para pobres em Bangladesh.

Lula na semana passada o trouxe ao Brasil pra discutir e tentar implantar o sistema aqui.

Estou nas primeiras páginas do livro (com este estou lendo: A Era da Turbulência de Alan Greenspan, Freakonomics e Apologética Cristã para o século XXI de McGrath) e estou impressionado.

Yunus ao sair da sala de aula (mestre em Economia, leciona esta disciplina) dpois de compreender que a Economia que ensinava não condizia com a realidade da população de Bangladesh, foi às ruas da tribo Jobra e lá encontrou 42 famílias que precisariam de apenas 27 dólares para parar de pegar dinheiro emprestado com agiotas, (que as emprestava o dinheiro, dpois cobrava juros e por fim estas familias tinham em média por mês um salário de 2 centavos de dólares) e sairem de suas condições de extrema miséria.

Tudo começou assim e até o Banco Mundial quis abocanhar o empreendimento de Yunnus.
Hoje Bangladesh prospera não por causa de Yunus apenas, mas sua economia, voltada a agricultura abriu as portas para o livre comércio globalizado (em BBC http://www.bbc.co.uk/portuguese/economia/020801_donmpc3.shtml)

Fica aí uma lição de liberdade econômica sem massacrar a capacidade do indivíduo.

Nenhum comentário: