terça-feira, março 13, 2007
Zeitgeist
Quero começar hj assim:
"A obra de arte genial transcende à sua época. Mas ela é fruto de uma época -de um tempo e um lugar determinados. Toda produção artística tem uma história e guarda uma relação profunda, de afirmação ou negação, com o contexto artístico e intelectual em que foi concebida. A formação do artista se dá nos marcos de uma tradição estética e cultural mais ou menos definida e o produto do seu trabalho inevitavelmente reflete, de forma mais ou menos consciente, os valores de uma época -o "clima de opinião" ou aquilo que os alemães denominam "zeitgeist", ou seja, o espírito ou ânimo definidor de um período histórico particular." EDUARDO GIANNETTI DA FONSECA
Eu nem devo terminar, não estou muito animado pra tanto.
Mas uma das palavras que Giannetti, usa aqui é a "zeitgeist". Define um espírito de uma época, o modus pensantis de uma civilização.
Muito me interessou esse texto dele, publicado na Folha, onde fala de Mozart e como a musica deste, conseguiu transmitir vividamente o espírito "zeitgeist" iluminista, naquele tempo.
Trazendo um pouco pra nós e mais uma vez afirmando que não pretendo finalizar isso agora, pergunto-me o que seria o "zeithgeist" pós-moderno que temos vivido.
É realmente não quero finalizar.
Pensemos juntos!
Ate mais,
Lucas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário