quarta-feira, dezembro 20, 2006
Deus em Questão de Armand Nicholi Jr.
Queridos leitores,
encontrei hj lendo um grande livro, uma das respostas que no meu tempo de "invertido", mais me tirava a vontade de sentir a presença de Deus. Descobri tb que esse foi um dos grandes questionamentos de pessoas como Freud e talvez de você.
Segue abaixo a fonte e a literatura.
Capitulo 8
Dor: Como resolver o problema do Sofrimento? P. 225
Se pensarmos sobre a bondade, veremos que ela pode algumas vezes interferir no amor; por exemplo, nossa bondade pode nos impedir de mandar uma criança para o dentista para poupá-la da dor, enquanto o nosso amor, nosso desejo do melhor para aquela criança, fará questão de que ela se confronte com a dor agora para previnir dor maior, depois. Lewis insiste que "nós não fomos feitos para amar a Deus (ainda que também tenhamos sido feitos para isso), mas para que Deus nos ame, para que nos tornemos objetos em que o amor divino repouse 'bem satisfeito'" E para chegarmos a tal estado, Lewis diz que precisamos de "alteração". O problema de conciliar o sofrimento humano com a existência de um Deus que ama só é insolúvel se atribuirmos um sentido trivial a palavra 'amor'. Lewis enfatiza que nós tamém precisamos alterar a nossa concepção de felicidade. Ele acredita que o Criador seja a fonte de toda felicidade e que a maior parte da nossa infelicidade e miséria vivida ao longo dos séculos resulta do esforço por encontrar felicidade à parte dessa Fonte. Ele escreve: "E dessa tentativa desesperada surgiu praticamente tudo o que chamamos de história humana - dinheiro, pobreza, ambição, guerra, prostituição, classes sociais, impérios, escravidão -, a longa e terrível história do homem à procura de algo diferente de Deus que possa fazê-lo feliz. E conclui: "Deus não pode nos dar felicidade e paz à parte de si mesmo, porque ela não se encontra ali. Isso não existe.
E mais a frente ele diz:..., e é pela avareza humana ou estupidez do homem, não só pelas catastrofes da natureza, que temos a pobreza e o trabalho duro".
(compre em: http://www.ultimato.com.br/?pg=show_livros&util=1®istro=296)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Lindo isso neh?
bjos
Postar um comentário